Barbosa Jiu Jitsu

Marco Antônio Barbosa conhecido como Barbosinha, nasceu em Araçatuba, interior da cidade de São Paulo no ano de 1968. Era uma criança muito ativa, corria na rua, nadava no rio, subia em árvore. Iniciou a prática esportiva de uma forma lúdica, influenciado pelo seu pai Manuel, que treinava Judô na época.

Professor

Anos mais tarde seu professor Omar, viu nele um talento e para que pudesse desenvolvê-lo, aconselhou-o a mudar de cidade, Barbosa passou então a residir em Bastos, cidade Paulista com forte influência da colônia Japonesa, conhecida pela disciplina e treinos rigorosos dirigidos pelo Sensei Uichiro Umakakeba. Ali permaneceu por três anos

Em seguida migrou para o Japão, onde morou por dois anos.

Durante esse período, dividia seu tempo entre os treinamentos de Judô e a igreja Tenrikyo que havia finanaciado sua estadia.

Quando voltou para o Brasil, Barbosa já era um atleta conhecido, conquistando assim sua vaga na seleção Brasileira de Judô, o que lhe rendeu a vaga para os Jogos Pan-americanos de Cuba e Campeonato Mundial da Espanha em 1991.

Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência. Jigoro Kano